QUAL O VALOR DO TEMPO NA SUA VIDA?

André Luiz e Fabiana Machado

No trabalho de ajudar as pessoas a compreender o significado do dinheiro em suas vidas, é muito comum deparar com objetivos e metas para ter mais ganhos financeiros, dinheiro, sucesso e bens materiais. Entretanto, ainda é pouco comum o desejo de dar mais valor ao tempo.

Há um ditado que, de tanto ser repetido, já se tornou uma verdade: Tempo é dinheiro! Enquadro esse ditado na categoria das “verdades implantadas” em nossas mentes sem que tenha sido questionado o fundamento. Apenas acreditamos e repetimos.

Mas tempo jamais será dinheiro!

O dinheiro foi idealizado para ser ganho e ser gasto, ganho e gasto… sempre podemos encontrar meios de ganhar e gastar. Já o tempo que foi gasto jamais será recuperado. E quanto tempo iremos ganhar pela frente? Não sabemos.

O tempo utilizado de forma produtiva e em benefício da humanidade é capaz de produzir, como resultado, uma boa quantia de dinheiro. Mas, nem todo o dinheiro do mundo será capaz de comprar e trazer de volta o tempo que passou. Tão pouco pagar pelo tempo que ainda virá.

Talvez se existisse uma “moeda de tempo”, conseguiríamos enxergar e valorizar mais o tempo ou usá-lo de forma mais consciente. Isso não acontece, mas é possível refletir sobre como você está gastando o seu tempo.

Quantas horas por dia você trabalha? Quanto o seu estilo de vida está roubando do seu tempo? Quantas horas de vida você terá que gastar para pagar pela fatura do seu cartão de crédito ou dívidas?

Faz parte da vida trabalhar e gerar dinheiro para prover o sustento da família. Mas já calculou quanto tempo você passa com a família para a qual se dedica? Talvez o tempo ao lado daqueles que amamos seja pouco, mas como ele tem sido aproveitado? E se hoje você tivesse apenas as pessoas e coisas que conquistou, apreciou e agradeceu ontem, que valor teria?

À medida que vamos amadurecendo, vamos nos dando conta de que a vida nos ensina a fazer bom uso do tempo e que o tempo nos ensina o valor da vida, com ou sem dinheiro! O que nos cabe é decidir o que fazer com o tempo.

André Luiz Machado e Fabiana Machado

Somos sócios-fundadores da MoneyMind®. Especialistas em comportamento financeiro. Certified Money Coach (CMC)® treinados e certificados pelo The Money Coaching Institute (USA). Atuamos com programas individuais e para empresas, treinamentos e palestras.

Entre em contato conosco. Será um prazer ajudar você a melhorar a sua relação com o dinheiro ou levar o nosso Programa para a sua empresa.

Entre em contato