Passado ou futuro? Você pode transformar sua história com o dinheiro!

Todo mundo tem uma história de vida na qual foi associando emoções ao dinheiro. Infelizmente, muitas das histórias que temos ouvido ultimamente estão cheias de dificuldades, tempos difíceis, medos, má sorte, perdas, tristezas, raiva e ressentimento.

Não nos leve a mal, nós sabemos que essas histórias são reais e temos profunda compaixão pela dor e pelo sofrimento que envolveram ou ainda envolvem.

Mas, nós realmente nos importamos com o que acontece com as pessoas e ficamos preocupados quando alguém mergulha tão profundamente no abismo de sua história a ponto de não conseguir vislumbrar um caminho à frente no qual seja possível criar fatos novos e construir uma nova história repleta de vitórias e alegrias.

É como se houvesse uma nuvem escura e carregada ao nosso redor, ofuscando a nossa própria luz, a mesma que poderia guiar nossos passos para sair do abismo. Nesse cenário, cada dia é uma reprise do que aconteceu ontem e, pior ainda, há pouca ou quase nenhuma evolução. Quando se chega nesse ponto da vida, só restam duas escolhas: 1) render-se às águas turvas e às fortes correntezas do rio existente no fundo do abismo, assumindo de vez a condição de vítima ou, 2) conscientemente, optar por superar os desafios, libertando-se completamente do passado e retomar a jornada em busca de novos caminhos para sair do abismo.

É essencial que você consiga entender a sua história, que você trabalhe para se libertar das amarras do passado o mais rápido possível, antes que essas experiências tenham a chance de arrumar um espaço dentro de você para chamar de lar. Quanto mais rápido você abandonar as amarras, mais fácil será para deixar o papel de vítima e se transformar em vitorioso ou vitoriosa.

Pela experiência adquirida ao longo dos anos ajudando centenas de pessoas a identificarem as emoções que foram associando ao dinheiro, sabemos muito bem dos perigos de se deixar prender nas armadilhas da sua própria história e os efeitos paralisantes que podem ter em sua vida.

Também sabemos que muitas pessoas foram profundamente impactadas por questões financeiras como a separação dos pais, crises financeiras, gastos inesperados com tratamentos de saúde e várias outras situações.

Mesmo assim, é importante que você perceba que as circunstâncias financeiras que você vivenciou não definem quem você é, elas são apenas circunstâncias passageiras em sua vida, a não ser que você se apegue a elas e não deixe elas “passarem”. Aí você vai permitir que essas circunstâncias se transformem na sua história de vida e podemos garantir para você que essa história começa a ser escrita com muita dor, muito sofrimento e, geralmente, não acaba bem.

Quando não nos libertamos do passado, começamos a carregar ele conosco para onde quer que a gente vá, como se fosse um fardo. Só que, para carregar o fardo, gastamos tanta energia que não conseguimos viver o presente. E sem viver o presente, deixamos de construir o futuro. Vira um círculo vicioso, uma profecia autorrealizável que nos torna incapazes de viver plenamente o aqui e o agora.

Enquanto isso, a vida que você sonhou, cheia de alegrias, realizações e dinheiro para viver com o conforto que deseja está esperando você largar o fardo e ficar com as mãos livres para agarrar as oportunidades que estão surgindo a todo instante bem na sua frente.

Nós podemos imaginar que muito do que aconteceu com você no passado tenha sido doloroso, mas resista à tentação de se tornar uma vítima na tragédia da sua própria história.

Em vez disso, aceite o desafio de se tornar o herói vitorioso, ou heroína vitoriosa, da sua própria jornada.

Você consegue. Comece escrevendo um novo capítulo hoje mesmo.

Estamos curiosos para saber as cenas dos próximos capítulos!

André Luiz e Fabiana Machado
Certified Money Coaches – CMC®

By |2018-07-09T02:23:52+00:00julho 9th, 2018|Comportamento financeiro|