Impacto das finanças pessoais na produtividade

Senac RS promove evento para debater tendências de RH e o impacto na produtividade

Aconteceu, no dia 12/nov/2019, o V Encontro de Profissionais de RH promovido pelo Senac Lajeado, com o tema People Analytics: conectando talentos e dados e contou com duas palestras para debater as tendências de Recursos Humanos.

A primeira palestra foi ministrada por Mariane Martins de Oliveira, abordando o tema “RH 4.0 – números e pessoas, como equilibrar esta equação?”, e teve o objetivo de conscientizar para o uso dos dados na tomada de decisões, compreendendo as tendências, preparando os profissionais e retendo talentos.

Na mesma direção, contribuímos com a palestra “Gestão do Comportamento Financeiro: Impactos das Finanças Pessoais no ambiente de trabalho e na empresa”. Durante a palestra, apresentamos indicadores que mostram o quanto as empresas estão perdendo em função dos problemas financeiras dos seus colaboradores e destacamos sobre a importância de fazer a Gestão do Comportamento Financeiro.

Matéria publicada no Jornal A Hora de Lajeado – Ed. 13/nov/2019.

Gestão do Comportamento Financeiro

As empresas no Brasil têm investido milhões de reais na elaboração e contratação de programas de educação financeira para seus colaboradores. Mas, o número de colaboradores com problemas financeiros vem crescendo ano após ano.

Embora a educação financeira seja importante, ela é insuficiente porque não aborda os desafios emocionais e comportamentais subliminares que as pessoas experimentam em relação ao dinheiro.

“Muito do absenteísmo e do presenteísmo nas empresas é causado por problemas financeiros. E esse é um problema que não pode ser resolvido com empréstimos, aumento de salários ou programas de educação financeira e sim mudança de comportamento financeiro.” destaca André Luiz Machado.