COMO SUPERAR AS DIFICULDADES FINANCEIRAS

Fabiana M. Machado

“Vai passar”… são palavras de conforto e esperança. Mas não sei mais dizer o que sinto ao ouvir essa expressão, pois, a cada mês que passa, o cenário é o mesmo: há contas a pagar. Como sempre foi. Mas a realidade financeira de muitos negócios e famílias não é mais a mesma. 

De onde virá o dinheiro? Não dá para esperar passar. Afinal, não existe mundo pós-pandemia. Existe o agora. E como superar as dificuldades financeiras?

Neste texto, separei 5 comportamentos para você lidar com o dinheiro além do tradicional “corte as despesas e priorize o essencial”. Se você já conhece, faça mais vezes. 

Identifique o medo

Os desafios são inúmeros, principalmente em relação às finanças. Mudanças rápidas estão sendo exigidas nos negócios. Reinvenção e resiliência têm sido praticadas intensamente (quer você queira ou não). Tudo para superar e se ajustar ao “novo normal”. E por trás de tudo isso uma única certeza: MEDO. 

Com medo, é comum evitar enfrentar os problemas financeiros, levando a uma situação de angústia e desespero, que impede de agir e encontrar uma solução para a vida financeira. Mas é preciso encarar a realidade. Então, comece se perguntando: O que eu tenho medo que aconteça?

  • Medo de ficar sem dinheiro? Se tiver alguma reserva, faça uma lista com os gastos dos próximos meses para ter clareza e conseguir se organizar. Se tiver dívidas, negocie. Se não há dinheiro para pagar as contas no mês, antecipe-se e peça suspensão da cobrança de mensalidades não utilizadas. 
  • Medo por não conseguir trabalho? Nem sempre é possível conseguir de imediato um trabalho. Mas esteja preparada. Comunique-se. Pergunte às pessoas próximas se sabem de alguma oportunidade. Não gaste o seu valioso tempo desmotivada.
  • Medo de ficar sem a casa, o carro, plano de saúde? Verifique se há como suspender temporariamente a cobrança. Hora de agir e evitar ser pega de surpresa. Se precisar fazer um empréstimo, faças as contas para não se endividar ainda mais. Veja se pode contar com a ajuda da família ou de grupos solidários.

Se precisar, peça ajuda profissional. Encarando a situação com coragem, você conseguirá encontrar formas para melhorar a situação e sair desse estresse financeiro.  

Seja criativa

Diante de uma dificuldade financeira, dar espaço à criatividade ajuda a encontrar alternativas para gerar dinheiro. Mesmo que tenha alguma profissão, você pode descobrir outras habilidades muito valiosas e trabalhar em algo novo.

Simplifique

Simplifique a sua vida. Não se trata apenas de cortar os gastos, mas de reavaliar tudo o que você faz e consome. Hora de ler embalagens, ver opções, substituir produtos, inovar cardápio, diminuir calorias, encontrar sentido. Pergunte: realmente preciso disso ou é apenas um desejo? Faça um novo plano de gastos. Há algo que você possa fazer ou pedir sem gastar dinheiro? Vai ajudar a economizar e também comprar com mais consciência. 

Siga confiante

Mesmo que você esteja endividada, não se culpe ou se envergonhe. Lembre que você não é o seu dinheiro e a sua situação financeira não representa quem você é.

Converse com a família

  • Converse sobre a situação financeira com a família, inclusive com os filhos de forma adequada à idade. Eles não são responsáveis, mas é importante não mascarar a realidade, transmitindo a eles segurança de que busca encontrar uma solução. Mostre que é preciso abrir mão de algumas coisas e rever os gastos em situações de crise e servirá de exemplo para a vida adulta.
  • Aproveite para envolver os filhos em novas tarefas da casa e, dentro do permitido à idade, incentive-os a encontrar formas de também gerar dinheiro com seus dons.
  • Expresse, de forma tranquila, as suas necessidades e preocupações.
  • Evite discussões sobre o dinheiro, principalmente em momentos que envolvam o bem-estar da família, como refeições, programas juntos ou na hora de dormir.

O tempo é a única certeza de que vai passar, mas não deixe passar a oportunidade de encontrar formas de superar as dificuldades financeiras. Como diz a minha treinadora Deborah Price, autora do livro Casais que Lucram:

“Faça dos desafios financeiros a porta de entrada para uma nova forma de viver que enriquece, e não esgota, a sua vida. À medida que você fizer as mudanças necessárias para construir essa nova vida, vai descobrir que a mudança é um processo que exige coragem, tempo, fé e compromisso. Nem sempre é fácil, mas a viagem sempre vale a pena.”

Concentre-se no hoje, lide com a realidade, aja sem esperar que tudo volte “ao normal” e, se precisar, vamos conversar!

Fabiana M. Machado

Sócia-fundadora da MoneyMind® e especialista em comportamento financeiro. Colunista do Bella Mais, um site dedicado ao universo da mulher em diferentes segmentos, e escrevo semanalmente textos relacionados ao comportamento financeiro ao público feminino.

Quer saber mais? Acompanhe a coluna semanal. Todas as quintas tem texto novo para você refletir sobre a sua relação com dinheiro.

Quer organizar a vida financeira e construir uma relação mais consciente e saudável com o dinheiro?

Vamos conversar

*Este texto foi publicado no site Bella Mais, em 04/junho/2020.